EM NOSSO CANTINHO VOCE TEM MAIS CARINHO!

sábado, 28 de julho de 2012


Projeto: Luiz Gonzaga – No voo da Asa Branca

 




1. JUSTIFICATIVA:

Luiz Gonzaga é um mestre da música. Foi ele quem abriu as portas da música nordestina para o centro-sul do país. Estilizou e recriou a riqueza musical nordestina e popularizou gêneros regionais, como toada, aboio, xote, chamego e xaxado. Na década de 1940, com o rádio como principal meio de difusão cultural do país, a música de Gonzaga virou um fenômeno em todo o Brasil.
Sua obra é marcada pela inventividade, originalidade e qualidade do repertório.Asa branca, por exemplo, é ainda hoje cantada em todos os cantos do país, fazendo parte do imaginário popular. Luiz Gonzaga teve parceiros brilhantes, como Zé Dantas e Humberto Teixeira. A sua tão popular sanfona passou a ser um instrumento constante do repertório da música brasileira. O conjunto da obra de Gonzaga influenciou artistas como Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Dominguinhos, entre outros. Chegou a ser renegado pela elite cultural do país, mas logo ganhou reconhecimento e devidas homenagens pela sua contribuição à cultura brasileira. Luiz Gonzaga tornou-se referência para todas as gerações de cantores, compositores e sanfoneiros que vieram depois
Inegável a importância de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina!
     Esse projeto visa contar a trajetória de vida do grande Luiz Gonzaga, desde o seu nascimento em 1912 até sua morte em 1989, como também, ressaltar a riqueza da cultura nordestina e reivindicar atenção da sociedade para o povo esquecido do sertão, utilizando como instrumento as músicas e letras deste grande músico e de seus parceiros como Humberto Teixeira, Zé Dantas e tantos outros.

2. OBJETIVOS:
-Conhecer a vida e a obra de Luiz Gonzaga no contexto da história da música popular brasileira. -Identificar os problemas sociais do Nordeste a partir da obra do compositor.
-Conhecer e analisar as canções de Gonzaga e de outros compositores influenciados por ele
-Apresentar, através das músicas de Luiz Gonzaga, informações da vida e dos costumes da população sertaneja.
- Apresentar a riqueza e a beleza da nossa cultura.

Ø  Temas transversais: Cidadania, Meio ambiente, Ética e Pluralidade cultural.

3. DESENVOLVIMENTO:
ORALIDADE:
Iniciar a aula com uma atividade musical. Pergunta sobre a música, qual o autor, em que foi embasado, o que retrata a musica, etc. Conduzir uma discussão para a realidade atual nordestina: o aumento do turismo na região, o forró que se ouve em todas as regiões do país, a questão da seca, da degradação do meio ambiente e da fome na região. Lembrar aos alunos que Luiz Gonzaga faz parte de todo esse universo.

LEITURA/ESCRITA
Trabalhos em grupos para organização de Seminários sobre os seguintes temas:
1. A luta da família Gonzaga para sobreviver no sertão; a infância difícil de Luiz Gonzaga; o despertar para a música; a primeira sanfona; a fuga em busca de uma vida melhor.
2. Guimarães Rosa escreveu: “O sertão está dentro da gente”. A partir dessa frase, comente como o artista sertanejo, de modo geral, não só o músico, leva o sertão para a sua arte. (Nesse tópico, pode-se falar dos cordelistas nordestinos, de Mestre Vitalino, dos repentistas e outros artistas.)
3. A carreira de Gonzagão no Rio de Janeiro: o ambiente de rádio; os artistas contemporâneos; o baião como fenômeno nacional.
4. As canções mais famosas de Luiz Gonzaga analisadas e apresentadas. Os alunos devem complementar a apresentação trazendo outros materiais pesquisados, como iconografia, matérias de jornais e revistas, músicas, filmes etc.
Os alunos podem utilizar apresentação criativa, utilizando músicas, imagens, teatro, teatro de sombras, bonecos etc.
As apresentações musicais coreografadas farão parte do São João da Escola, onde será apresentada a beleza da nossa cultura.
Ainda poderá ser organizado uma tenda de material reciclado, com a personificação   do músico e uma roda de cordel.

Sugestões de músicas:

Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira),
A volta da asa branca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas),
Vozes da seca (Luiz Gonzaga e Zé Dantas)
Procissão (Gilberto Gil),
Borandá (Edu Lobo)
A permuta dos santos (Edu Lobo e Chico Buarque).
Verificar com os alunos as seguintes questões:
·         Qual o tema comum em todas as canções?E quais as questões mais relevantes em cada uma delas?
·         Quais os instrumentos utilizados e quais os tipicamente nordestinos? Essa sonoridade ainda faz parte da moderna música popular brasileira? Cite exemplos.
·         Nota-se a influência de Luiz Gonzaga nas músicas de outros compositores? Cite exemplos na letra e na música.



Nenhum comentário:

Postar um comentário