PORQUE LER HISTÓRIA PARA AS CRIANÇAS?
Em primeiro
lugar, porque isso lhes dá prazer. Elas também aprendem com as histórias outras
culturas, conhecem seus valores, modos de ser e viver. E, quando uma criança
pede repetidamente que lhe contem uma história, provavelmente, encontre, nos
fatos narrados, acontecimentos que se relacionam com sua vida, seus medos e
seus desejos. Na escuta das histórias e “causos”, as crianças também aprendem a
separar o que faz parte da realidade e o que é da ordem do imaginário. E, nesse
sentido, desenvolvem a imaginação, inventam e sabem que no mundo do “faz de
conta” tudo é possível. Com isso vão entendendo, ainda que de forma sutil, a
passagem do tempo, a idéia de passado e de memória.
Muitos
estudos mostram que o adulto tem papel fundamental para que a criança coloque a
leitura e a escrita como foco de atenção. É a companhia do adulto que a atrai
para folhear um livrinho, imaginar cenas de uma história, perguntar o que está
escrito ou prestar atenção na narrativa lida.
Por isso, é
importante que as crianças possam vivenciar a escuta de histórias interagindo
com um adulto. Nesses momentos, o adulto lê alguns trechos, conta outros,
dramatiza a voz de alguns personagens, chama a atenção para a ilustração. Nessa
situação faz vários jogos verbais: cadê
o porquinho? Quem é esse
aqui? O que a menina está fazendo? Como a mãe faz quando está brava?
Essa prática possibilita que a criança passe do papel de ouvinte
participante para o de leitor. Aos poucos será capaz de ocupar esse lugar,
apoiando-se na ilustração, na memória e na colaboração de alguém mais
experiente.
Sérgio Gabriel
Nenhum comentário:
Postar um comentário