EM NOSSO CANTINHO VOCE TEM MAIS CARINHO!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Proposta Pedagogica


Nossa Proposta pedagógica



A Escola Pequenos Brilhantes iniciou suas atividades em 2001, já como uma escola Construtivista. Uma escola moderna e empreendedora, que acredita e evolui constantemente dentro de sua prática construtivista de ensino-aprendizagem.
Construtivismo
a) Os seres humanos são agentes de sua própria compreensão
b) Os conhecimentos são produtos construídos em contextos sociais determinados
(Coll, 1996) Alguns princípios heurísticos diferem o Construtivismo do modelo tradicional de ensino-aprendizagem.:
- O 1º princípio construtivista é teórico. Consiste em orientar as estratégias de ensino em função da convicção dos professores de que seus alunos não partem do zero, e sim que têm conhecimentos prévios, construídos a partir dos quais se devem criar pontes para as novas aprendizagens;
- O 2º princípio consiste em propor problemas e tarefas relativamente exigentes e para as quais os alunos ainda não têm respostas. Eles vão construindo as respostas durante o processo de aprendizagem, em função das situações-problema a resolver;
- O 3º princípio consiste em oferecer ajuda ao aluno sobre como proceder. É importante levar sempre em consideração o ponto de vista do aprendiz e facilitar sua expressão através de perguntas que lhe permitam refletir;
- O 4º princípio orienta a promoção de atividades conjuntas entre os alunos, em duplas ou em pequenos grupos que facilitem o intercâmbio e a discussão entre os companheiros, para que aprendam uns com os outros;
- O 5º princípio apresenta o professor como modelo de interpretação e de produção de escrita, que transforma o escrito em objeto simbólico e explora toda sua riqueza cultural.
Além dos cinco princípios anteriores, podemos nos referir aos seguintes postulados referentes ao ambiente material:
- O 1º postulado ou princípio geral do ambiente é também teórico e refere-se ao contexto da aprendizagem. Consiste em organizar um ambiente alfabetizador rico, sob o ponto de vista dos materiais escritos, como cenário no qual a aprendizagem terá lugar;
- O 2º princípio consiste em elaborar critérios e tomar decisões para a seleção de materiais. Tais critérios levarão em consideração o respeito à diversidade, bem como a variedade de funções e a multiplicidade de atividades de aprendizagem que os materiais podem viabilizar;
- O 3º princípio refere-se não apenas ao ambiente físico, mas também ao ambiente social;
- O 4º princípio refere-se ao fato de que não é apenas o professor quem inicia, responde e organiza as atividades, mas que é fundamentalmente, o aluno, quem deve fazê-lo. Portanto, o ambiente deve promover a busca de informação e a exploração por parte dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário